A Feneis RS alerta sobre a GRIPE A H1N1


GRIPE SUÍNA - PERGUNTAS E RESPOSTAS:

1.- Quanto tempo dura vivo o vírus suíno numa maçaneta ou superfície lisa? Algumas versões falam em torno de 12 horas e há afirmações da OMS de que pode sobrevir em torno de até duas semanas em superfícies secas.

2. - Qual é a forma de contágio mais eficiente deste vírus? A via aérea não é a mais efetiva para a transmissão do vírus, o fator mais importante para que se instale o vírus é a umidade, (mucosa do nariz, boca e olhos) o vírus não voa e não alcança mais de um metro de distancia. Tocar um local contaminado e levar as mãos ao rosto...

3.- É fácil contagiar-se em aviões? Não, é um meio pouco propício para ser contagiado, mas automóveis, ônibus, trens é mais fácil.

4.- Como posso evitar contagiar-me? Não passar as mãos no rosto, olhos, nariz e boca. Não estar com gente doente. Lavar as mãos mais de 10 vezes por dia. Usar álcool gel para limpar as mãos e móveis, maçanetas, corrimões torna o vírus inativo e o mata.

5.- Qual é o período de incubação do vírus? Em média de 5 a 7 dias e os sintomas aparecem quase imediatamente.

6.- Quando se deve começar a tomar o remédio? Dentro das 72 horas os prognósticos são muito bons, a melhora é de 100%, não se entende o governo ter retirado o medicamento e só entregar em casos graves, pois aí é tarde, as pessoas poderiam não ter morrido se houvesse remédio ao alcance e laboratórios fazendo a análise rapidamente, como o das universidades, laboratórios militares ou outros direcionados para isto. Não adianta nada enviarem o material para análise e voltar somente dez dias depois, é tarde.

7.- De que forma o vírus entra no corpo? Por contato ao dar a mão ou beijar-se no rosto e pelo nariz, boca e olhos.

8.- O vírus é mortal? Não, o que ocasiona a morte é a complicação da doença causada pelo vírus, que é a pneumonia, em geral os vírus não são mortais o efeito no organismo pela presença deles ´´e que é mortal. Neste caso o problema nos pulmões.

9.- Que riscos têm os familiares de pessoas que faleceram? Podem ser portadores e formar uma rede de transmissão, Até sem ter o sintoma da doença mas transmitem igualmente.

10.- A água de tanques ou caixas de água transmite o vírus? Não porque contém químicos e está clorada

11.- O que faz o vírus que a morte? Uma série de reações como deficiência respiratória, a pneumonia severa é o que ocasiona a morte. O paciente contaminado tem tosse constante, na maioria dos casos febre acima de 39º, tosse mais ou menos seca a freqüente, muito cansaço, dores de cabeça intensas, tremores de frio, os sintomas normais de gripe mas mais intensos. Pode sentir os pulmões como se estivessem queimando ou ardendo e dores ao respirar.

12.- Quando se inicia o contágio? O contagio se dá antes dos sintomas, desde que se tem o vírus.

13.- Qual é a probabilidade de recair com a mesma doença? De 0%, porque fica-se imune ao vírus suíno. Não esqueça que os vírus de gripe são mutantes, e todos os anos temos de nos vacinar contra a gripe.

14.- Onde encontra-se o vírus no ambiente? Quando uma pessoa portadora espirra ou tosse, o virus pode ficar nas superfícies lisas como maçanetas, dinheiro, papel, documentos, sempre que houver umidade. Já que não será esterilizado o ambiente se recomenda extremar a higiene das mãos.

15.- O vírus ataca mais às pessoas asmáticas? Sim, são pacientes mais suscetíveis, mas por tratar-se de um novo vírus todos somos igualmente suscetíveis.

16.- Qual é a população que está atacando este vírus? De 20 a 50 anos de idade, mas encontramos doentes em todas as faixas, na gripe normal os pacientes são mais crianças e idosos, neste vírus não.

17.- É útil a máscara para cobrir a boca? Existem algumas de maior qualidade que outros, mas se você não está doente é pior, porque os vírus pelo seu tamanho a atravessam como se este não existisse e ao usar a máscara, cria-se na zona entre o nariz e a boca um microclima úmido próprio ao desenvolvimento viral: mas se você já está infectado use-o para não infectar aos demais, apesar de que é relativamente eficaz.

18.- Posso fazer exercício ao ar livre? Sim, o vírus não anda no ar nem tem asas.

19.- Serve para algo tomar Vitamina C? Não serve para nada para prevenir o contagio deste vírus, mas ajuda a resistir seu ataque. No caso de contaminação ataque os sintomas e o que a gripe ativar, como otite, laringite, amigdalite, até mesmo a febre, e aguarde por um milagre para ter o remédio nas primeiras 72 horas que impede ou retarda a propagação do vírus, depois deste período conte com a sorte.

20.- Quem está a salvo desta doença ou quem é menos suscetível? A salvo não esta ninguém, o que ajuda é a higiene dentro de lar, escritórios, utensílios e não ir a lugares públicos.

21.- O virus se move? Não, o vírus não tem nem patas nem asas, a pessoa é quem o coloca dentro do organismo.

22.- Se vou ao velório de alguém que morreu desse vírus posso me contagiar? Não, mas os familiares e as pessoas que entraram em contato com o morto podem estar infectados.

23.- Qual é o risco das mulheres grávidas com este vírus? As mulheres grávidas deveriam ter o mesmo fator de risco de outras pessoas mas no RS uma grávida contraiu o vírus, não foi medicada e talvez nem conseguisse a medicação e morreu, a criança está salva e sem o vírus porque ele se propaga pelo ar e não pela placenta. Devem tomar os antivirais e tratar de todos os sintomas de gripe normal.

24.- Posso tomar acido acetilsalicílico (aspirina)? Não é recomendável, pode ocasionar outras doenças, a menos que você tenha prescrição por problemas coronários, nesse caso siga tomado.

25.- Serve para algo tomar antivirales antes dos síntomas? Não serve para nada, as medicações somente devem ser tomadas quando identificada a doença. Não havendo a doença não vai haver problema nenhum, se adoecer toma de novo e aí sim funcionará.

26.- As pessoas com AIDS, diabetes, câncer, etc., podem ter maiores complicações que uma pessoa sadia se contagiam com o vírus? SIM, qualquer doença poderá comprometer o quadro do paciente infectado pois suas defesas podem chegar a um nível muito baixo com este vírus.

27.- Uma gripe convencional forte pode se converter em influenza? NÃO este tipo de influenza. .

28.- O que mata o vírus? O sol, em geral em torno de uma semana no meio ambiente, o sabão, os antivirais, álcool em gel, a mistura de álcool com hipoclorito e outros procedimentos de limpeza.

29.- O que fazem nos hospitais para evitar contágios a outros doentes que não têm o vírus? O isolamento.

30.- Se estou vacinado contra a influenza estacional sou inócuo a este vírus? Não serve para nada, ainda não existe vacina para este vírus.

31.- Este vírus está sob controle? Não, este vírus está fora de controle e se propagando como nunca aconteceu antes, o perigo é que ele sofra uma mutação maior de humano para humano ou de humano para animais retornando ao humano com transformações que impeçam o tratamento. Somente o Tamiflu, que o governo Federal recolheu, retirando inclusive dos médicos a condição de receita-lo e o Relenza tem poder sobre o vírus, os países estão investindo em vacinas e pesquisa de medicamentos.

32.- Aquele que se infectou deste vírus e se curou, fica imune? Aparentemente sim, mas se ele sofrer mutações pode contaminar em sua nova forma, ainda pouco se sabe deste virus. A contaminação se dará de pessoa para pessoa ou de animais para pessoa, em geral através de espirros, tosse, contato direto com as mãos.

Nenhum comentário: