Bacharelado em Letras - Tradução e Interpretação em Libras - REDE METODISTA DO SUL

De maneira a atender uma carência legislativa e de profissionais no mercado, o IPA será a primeira instituição de ensino superior do Rio Grande do Sul a implementar um curso presencial de Bacharelado em Letras – Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
Isso, de acordo com a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. A lei entende como língua brasileira de sinais (LIBRAS), a forma de comunicação e expressão, em que o sistema lingüístico é de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituída na transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas.
Conforme o decreto nº 5.626/05, que regulamenta a lei acima citada, o(a) tradutor(a) de LIBRAS pode ser usuário(a) nativo(a) dessa língua, possuir certificado de curso superior ou certificado de proficiência em tradução e interpretação em LIBRAS, obtido por meio de exame promovido pelo MEC.
O curso de Bacharelado em Letras - Tradução e Interpretação em Libras, no IPA, será composto de sete semestres e uma carga horária total de 2.984 horas, com aulas, atividades complementares e estágios. Será oferecido no turno da tarde e terá na sua matriz curricular diversas disciplinas compartilhadas com os outros cursos da Instituição, particularmente, com as licenciaturas em Letras.
Para a coordenadora do curso, Elaine Indrusiak, esta é “uma oportunidade de ampliarmos a atuação na área de Letras tornando-a mais efetiva e inclusiva. Como é o primeiro curso no Estado, em nível de graduação presencial, primeiramente, vem atender a lei que prevê que tradutores(as) e intérpretes de língua de sinais tenham de ser formados(as)”.

Outras informações sobre o processo seletivo de inverno podem ser encontradas na Central de Atendimento Telefônico, pelo número 0800-5411100.

Nenhum comentário: