FENEIS RS é a primeira a aderir ao Cadastro de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

A Secretaria Especial de Acessibilidade e Inclusão Social de Porto Alegre (Seacis) e a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis) assinaram no dia 24 junho do corrente ano, o primeiro Termo de Adesão ao Sistema Integrado de Inclusão da Pessoa com Deficiência (SIIPED). Assinaram o termo o secretário municipal de Acessibilidade e Inclusão Social, Tarcízio Teixeira Cardoso, a diretora Financeira, Carilissa Dall’Alba, e a diretora Administrativa da Federação, Vânia Chiella.

(Diretora Administrativa Vânia Chiella (Feneis-RS) - Secretário Tarcízio (Seacis) - Diretora Financeira Carilissa Dall'Alba (Feneis-RS)


Integrante do programa Porto da Inclusão, destacou o secretário Tarcízio Cardoso, a ação é operada pelo Siiped e a Feneis tornou-se uma positiva surpresa ao dispor-se a ser a primeira entidade geral a integrar o projeto em parceria com a Prefeitura.


Queremos ultrapassar as dificuldades impostas pela inexistência de dados objetivos em relação a quantas são, onde estão e o que fazem as pessoas com deficiência em Porto Alegre, enfatizou o secretário da oportunidade. Recordou que é ainda o censo de 2000, pesquisa feita por amostragem, o cadastro geral de dados oficial e mais confiável a esse respeito.


O objetivo central do projeto é a reunião ampliada das informações sobre as pessoas com deficiência da capital para orientar a constituição de políticas de inclusão.
O SIIPED permite, através da Redepro, a consulta em tempo real de cadastro integrado para as diversas possibilidades de atendimento e inclusão. O ato foi realizado às 10horas, na sede da Feneis, à Rua Dona Laura, 1020.

Um comentário:

Unknown disse...

é uma pena que toda lei em nossa país não saia do papel pois tudo que a gente possa querer tenha que ser na força e no grito sem o apoio público ou federal.nossa educação dos surdos é demagoga e atrasada como pode ser possivel um surdo aprender numa saula de aula com 2 professores;um interprete e uma professora que não sabe nada de libras,nem o sinal de preciso por exemplo,façam um teste,sei que é ridículo mas é verdade.minha filha está na quinta é não tem um português que a auxilie na escrita.
se tudo isso é verdade e minha filha pode ser auxiliada gostaria que me fizessem contato.