FENEIS - RS Participa da Pré-Conferência de Assistência Social - CORAS - Centro.

A Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos do RS, marcou presença na Pré-Conferência de Assistência Social Municipal, no dia 16 do corrente mês, nas dependências do Irmão Germano, situado à rua Santana 1225. A Pré-Conferência foi realizada pelo CORAS-CENTRO (Conselho Regional de Assistência Social, núcleo Centro), do qual a Federação é filiada e coordenada pela Sr. Iara Rosa, delegada responsável pela região.


A Conferência Municipal de Assistência Social deste ano tem por tema “Participação e Controle Social no SUAS” (Sistema Único de Assistência Social). Havia seis grupos de debates e fomos encaminhados para participar do 6º Grupo “Trabalhador do Suas e o Protagonismo dos Usuários: bases para uma atuação democrática e participativa”. As discussões ocorreram sobre o papel do trabalhar da assistência social como agente público, viabilizador de direitos à população e a identificação dos obstáculos para a constituição das equipes profissionais e quadros técnicos, assim como o aproveitamento do trabalho desenvolvido pelos usuários.


Relatamos que nos trabalhos desenvolvidos encontramos dificuldades de acesso aos projetos do SUAS, pois não existem profissionais capacitados para receber pessoas surdas, sejam em abrigos, hospitais ou postos de saúde. Elaboramos um documento manuscrito solicitando que em toda a Rede Assistencial ocorra a capacitação dos profissionais existentes para que possam viabilizar o acesso aos surdos ou a contratação de intérpretes para atuarem na mesma. A Federação colocou-se a disposição para possíveis parcerias de capacitação.


O direito à acessibilidade ainda é mais teórico que real e é necessário que se criem mecanismos ou parceiras com os órgãos governamentais que tenham por objetivo o saneamento dessa dificuldade.




A funcionária, Lísia Flores foi escolhida delegada para representar a Federação na 8ª Conferência Municipal de Assistência Social que se realizará nos dias 24/25 de Julho e 01 de agosto, no Salão de Atos do Colégio Marista Rosário.

2 comentários:

Unknown disse...

Obrigada pelo carinho, estou super satisfeita!

Att
Lísia Savian Flores

Unknown disse...

Parabéns!!! A assistência só mesmo social se estiver ao alcance de todos sem exceções!!!